Sobre Coaching

ENTENDENDO COACHING

Nosso principal desejo na vida é termos alguem que nos faça fazer o que é possível(fazer)

- Emerson

Talvez a forma mais interessante de entender o Coaching é participando do fim. Se soubéssemos o que estamos pretendendo atingir, podemos nos corrigir a medida que prosseguimos e somos capazes de avaliar nosso sucesso no final.

Esses resultados tem a intenção de diferenciar o que queremos dizer sobre o Coaching, distintamente de outras  interpretações.

Apresentamos o coaching como muito mais do que ser apenas um parceiro responsável por dar suporte a um individuo no alcance de seus objetivos.

Em vez disso sustentamos que o Coaching ocorre num panorama maior e mais abrangente.

Existem muitas definições sobre o que é coaching no mercado e vamos citar algumas mais a frente.

Aqui defendemos que um processo bem estruturado de Coaching contem 3 pilares base:

Desempenho de Excelência em longo prazo

Na teoria amébica podemos observar que assim que acabam os estímulos, o comportamento também finda. Aqui partimos do pressuposto de que o ser humano é mais inteligente que uma AMEBA. Um processo de Coaching bem estruturado e bem aplicado por um profissional proporcionara um processo de autoregulação interna, o que fara com que o Coachee(cliente) mantenha os comportamentos excelentes mesmo sem o estimulo do profissional(Coach).

Autocorreção

Em toda e qualquer jornada há obstáculos, desvios, atalhos que atrasam o alcance do destino ou o objetivo em questão. Nossa metodologia ensina aos nossos clientes e alunos a utilizar a bússola de atuação, para corrigir a rota em busca de maior assertividade no alcance do objetivo.

Autogeração

Acreditamos que o ser humano á capaz de buscar por melhoria continua. Todos os clientes que recebem um bom processo e Coaching sabem disso e continuarão a descobrir meios próprios para consolidar a meta e atingir o objetivo. Esses clientes praticarão mais, observarão o desempenho de outras pessoas ou aprenderão alguma atividade que os reforçará sob um novo modo de percepção que melhores suas práticas até alcançarem seus destinos.

Teoria Integral

Com base no trabalho de muitos teóricos, incluindo Plotino, Aurobindo, Habermas, Maturana e Wilber, a teoria integral é o projeto ousado para incluir e explicar tudo na vida humana, sem deixar nada de fora. O princípio central é que, para ter um impacto real e duradouro em outro ser humano, devemos considerar seu eu pleno e completo; devemos vê-los por quem eles realmente são, não apenas por parte de quem eles são. Acreditamos que, quanto mais compreendermos as forças que estão construindo e percorrendo a vida humana, mais poderoso pode ser nosso coaching.

Pragmatismo

A tradição filosófica mais focada em resolver dificuldades práticas e aprender o que funciona por meio da experimentação, o pragmatismo é baseado na obra de John Dewey, William James e Charles Pierce e trazido para o mundo moderno nos livros de Richard Rorty. O objetivo do coaching é sempre ter um impacto prático no dia-a-dia dos clientes. Isso significa que dizer a eles o que “deveria” funcionar para eles com base em uma determinada teoria é inútil se não se conectar com o ser humano real, em suas vidas, naquele momento. O pragmatismo insiste em que não nos apaixonemos por nossos próprios modelos ou métodos e que, em vez disso, sempre perguntamos: “O que será mais útil para o nosso cliente agora?”

Algumas definições de Coaching no mercado

“Coaching é uma processo que visa elevar a performance de um individuo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas, aplicados por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente ( o coachee).

É uma assessoria pessoal e profissional que vida potencializar o nível de resultados nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa.

É uma parceria, para quem busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem- estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado.

Coaching vida dar suporte aos clientes para que criem uma vida ideal.

O processo envolve o dialogo entre o coach e seu cliente, dialogo este que tem como objetivo levar o (coachee) a encontrar mais satisfação em sua vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.

Coaching também é

01

“A arte de aumentar a performance dos outros.”

04

“O processo que potencializa o poder pessoal.”

02

“O processo de evocar excelência nas pessoas.”

05

"O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.”

03

“Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.”

06

“Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e lideres.”

Quais os benefícios do coaching?

Acessar e controlar estados emocionais poderosos.

Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais.

Superar o medo, a ansiedade e as convicções limitantes.

Elevar o nível de conquistas, felicidade e plenitude.

Aumentar a disposição, a energia e a saúde.

Melhorar os relacionamentos e a comunicação.

Aumentar a autopercepção e o autoconhecimento.

Desenvolver competências de liderança.

Ao optar por um coach da Sipcoaching você escolhe também um instituto que busca constantemente inovação, qualidade e melhores práticas em coaching, garantindo treinamentos que utilizam ferramentas cientificamente comprovadas.

O processo de coaching parte do pressuposto de que todos os seres humanos possuem habilidades NATAS, precisando, apenas, trabalha-las de forma estratégica para canalizar ações e energias em prol de um beneficio: atingir os seus objetivos. E isso não acontece da noite para o dia!

Se um atleta precisa, todos os dias, de um treinador para prepara-lo e discipliná-lo para que ele possa alcançar as suas metas, por que para conquistar realizações nas outras áreas da vida seria diferente?

Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve! Por isso, o coaching aborda o comportamento humano, fazendo com que as pessoas enxerguem por que não conseguem atingir tudo aquilo que desejam na vida. Isso acontece com o auxílio de ferramentas que mensuram e comprovam que é possível ser, fazer e ter tudo o que você sempre quis. Afinal, qual é o limite do ser humano?

Pensando nisso, usamos uma metodologia fundamental nas melhores práticas e ferramentas do coaching. É surpreendente como nos primeiros dias de treinamento tudo começa a fazer sentido na sua vida. Você compartilha experiências e, realmente, desabrocha para uma nova etapa da sua existência. Uma fase que traz novas perspectivas e agrega valores para a sua vida pessoal e profissional, ajudando você a se desenvolver e a conquistar os seus maiores sonhos.

Porque o Coaching Funciona?

Simplesmente porque, diferente de qualquer outra abordagem, o coaching foca no resultado de metas futuras. Os coach é um especialista no comportamento humano, o que os torna capazes de identificar os pontos a serem desenvolvidos, para que o indivíduo alcance seus objetivos.

Pesquisas indicam que, das empresas que já contaram com a atuação de um coach, 86% dobraram seus rendimentos e 75% acreditam que o investimento vale a pena pelos serviços prestados e resultados obtidos. Também vale ressaltar que 55% das empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil, já utilizam o coaching. Outras 37% pretendem implementar o processo.

Segundo a Business Wire, a Xerox Corporation conduziu diversos estudos sobre desempenho humano, tendo um deles constatado que 87% dos trabalhos realizados para melhorar as habilidades comportamentais são perdidos, sem o apoio do coaching.

Segundo a Society for HR Management, a Kodak iniciou um programa de coaching focado no aumento da produtividade e retenção de 1.000 funcionários em uma de suas unidades; o ROI (Retorno sobre o investimento) superou a marca dos dois dígitos.

Pessoas que já se beneficiaram do processo de coaching.

Observações

As distinções entre coaching e terapia não têm como objetivo ressaltar uma prática em detrimento de outra. Elas servem apenas para orientar a atuação do coach e fornecer subsídios para que ele possa esclarecer possíveis dúvidas de seus clientes.

Cabe lembrar que, embora o coaching não seja terapia, ele incorpora entre suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da Psicologia Positiva e Cognitiva que se alinham com seus objetivos e sua filosofia.

O coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos.