11/jan
Identifique e desenvolva seus pontos fortes

Seja você o construtor da sua confiança!

A autoconfiança é um agrupamento de duas disciplinas: A autoestima e auto eficácia. Quando falamos de auto eficácia, falamos da convicção de uma pessoa ser capaz de realizar uma tarefa específica.

A sensação de auto eficácia, em outras palavras, é a sensação do domínio de habilidades proporcionando o alcance de metas consideradas, por nós, importantes. Em suma, é a confiança de que se aprendermos e trabalharmos duro em uma área especifica, teremos o desejado sucesso.

Essa confiança faz com que as pessoas aceitem desafios difíceis, possuindo persistência diante de contratempos.

Já a ideia de autoestima, mais conhecida que a da auto eficácia, é a ideia de que podemos lidar com os acontecimentos da nossa vida, incluindo a felicidade, motivação e ideal sobre si mesmo. A autoestima, é uma forma virtuosa, abrangendo a colocação da nossa mente sobre nós mesmos.

A autoconfiança é o agrupamento dessas duas modalidades. O tornar-se mais confiante, não é algo difícil de alcançar. Como para quase todos os desafios da vida, é necessário ter foco e determinação.

Para que esse processo seja mais fácil, existem três dicas que irão te aproximar do seu objetivo:

  • Prepare-se!

Pare e pense: Onde você está? Qual sua colocação atual na vida? Faça um balanço de onde você está, para onde quer ir e mantenha essa mentalidade de modo que você não desista dela. Esse pensamento te guiará com comprometimento na jornada para construção da sua autoconfiança.

Ao pensar na sua vida até agora, liste as melhores coisas que você conseguiu, por ordem de realização. O que te deixou mais realizado, não somente financeiramente, mas o que te proporcionou o prazer de se sentir realizado? Amontoe essas realizações de modo com que você consiga sempre observá-las, para sempre desfrutar do sucesso que você já teve.

Faça também uma análise sobre suas forças e fraquezas, do seu ponto de vista, e do ponto de vista do seu círculo social, como os seus amigos te veem? Após isso, pense nas oportunidades e ameaças que enfrenta.

Depois de concluído, reflita principalmente sobre os seus pontos fortes, pois são eles que irão te alavancar!

O que realmente é importante para você? Defina suas metas, explore seus pontos fortes, minimize suas fraquezas, e estabeleça todos os objetivos da sua vida, começando dos mais fáceis de serem realizados.

Acredite, a sensação de concretização irá te surpreender!

Ainda na fase de preparação para obter a autoconfiança, o trabalho da mente é essencial. Derrube todas as falas negativas da sua mente, todas aquelas que podem destruir sua confiança.

Lembre-se do início, pense no que você quer, e crie uma imagem mental da sua superação, experimente como será desfrutar dos resultados, e comprometa-se inteiramente com a realização de todo planejamento elaborado até agora! Ao surgir duvidas, anote-as e as desafie, aprenda a gerenciar todos os riscos da sua vida!

  • Estruture-se!

Chegou a hora de iniciar o processo de construção da autoconfiança. Sabe os objetivos definidos anteriormente? Pense em quais habilidades você precisa para alcançá-los.

Aposto que nenhuma é um “bicho de sete cabeças”, ou que você necessite de voar para concluir um objetivo, então concentre-se em aperfeiçoar as habilidades necessárias, pois garanto que são possíveis!

Não comece achando que todas as realizações serão dadas através de atitudes elaboradas, ou complexas, as vezes a resposta para os seus desafios está no simples e bem feito. Inicie a resolução com simplicidade e calma, além de facilitar o processo, a sua autoconfiança será elaborada com leveza e sem estresse desnecessário.

Não se esqueça, celebre cada conquista, sem medo! Você está trabalhando no processo de construção de algo que mudará sua vida!

Em todo o processo de tentar algo novo, é normal que erros aconteçam. Lide com os fracassos da melhor maneira possível, trate-os como experiências, pois eles irão te fazer mais forte.

  • Acelere!

Conforme você for concretizando seus desafios, comece a aprimorá-los. Para sua confiança ser construída efetivamente, desafie-se um pouco mais, comprometa-se mais, e aprimore ainda mais suas habilidades.

Sem dúvidas, sua confiança, mente e habilidades estarão caminhando juntas desde o início do processo, e portanto, estarão em nível de igualdade na terceira etapa.

A medida que você se “estica” na realização, você encontra confiança em si mesmo, e a autoconfiança é um dos primórdios para tornar-se bem sucedido.

Ao final de tudo, olhe para o início, os desafios iniciais, e veja o quanto você cresceu e se aperfeiçoou. Confiar em si mesmo é a chave para garantir o sucesso desejado por muitos, e que poucos possuem.

Compartilhe

LEIA TAMBÉM


Deixe seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Receba Novidades