16/fev
Saiba o que é PNL

A busca pela excelência e pelo sucesso pessoal estão entre as principais ambições humanas. Porém, nem todas as pessoas estão preparadas para alcançá-las, ainda que tenham todo o potencial e recursos necessários para isso. É neste momento que muitos procuram entender o que é PNL e como ela pode ajudar nesse processo.

Para aqueles que não sabem, a PNL, ou Programação Neurolinguística, é a arte e ciência que tem como objetivo potencializar os resultados, o nível de sucesso, a realização e plenitude dos indivíduos, com base na modelagem de pessoas bem sucedidas em suas áreas de atuação. Ela também pode ser entendida como uma extensão da linguística, neurologia ou psicologia, que são propícias para o aprendizado humano e o desenvolvimento do conhecimento.

Ao contrário do que possa parecer, a Programação Neurolinguística é mais do que simplesmente pensar de maneira positiva ou saber usar as palavras corretas. Trata-se de um processo que nos ajuda a usar da melhor maneira possível o nosso cérebro.

A origem da PNL

Na década de 1970, no estado da Califórnia (EUA), Richard Bandler, um matemático e cientista em computação, e John Grinder, um renomado professor de lingüística, criaram a PNL. O objetivo era descobrir e compreender a essência da realização do sucesso de todos os tipos.

Para isso, a dupla começou a estudar a experiência subjetiva, as palavras internas e os mapas mentais de pessoas que eram mestres em suas áreas. Como ponto de partida, Richard Bandler e Jonh Grinder escolheram alguns dos mais renomados terapeutas do mundo, como Fritz Perls, o fundador da Gestald Therapy, Virgínia Satir, fundadora da terapia familiar, e Dr. Milton H. Erickson, o fundador da Hipnose Médica Americana. Estes três personagens serviram como base e foram primordiais para a conclusão dos estudos, pois apesar de terem personalidades extremamente distintas, eles apresentava padrões subjacentes surpreendentemente semelhantes.

A partir de suas observações, Bandler e Grinder conseguiram identificar os padrões de comunicação e comportamento que eram comuns entre as pessoas de sucesso em suas respectivas áreas, para então criarem um conjunto de modelos, técnicas e princípios que pudessem ser transmitidos de maneira clara para outras pessoas.

Pressuposições básicas da PNL

Apesar da definição do que é PNL ainda ser relativizada, é possível dizer que existem alguns princípios básicos que servem para nortear essa prática:

O mapa não é o território

Cada pessoa tem sua percepção de realidade, que vai variar de acordo com suas experiências de vida, valores e outras coisas. Assim, entendemos o mapa como essa impressão particular de cada um, enquanto o território é a realidade propriamente dita, que é igual para todos.    

Respeito ao modelo de mundo do outro

Partindo do pressuposto que cada pessoa tem seu mapa particular, é preciso que isso seja respeitado e entendido, independentemente das diferenças observadas.

O significado da comunicação é a resposta que você obtém

Não importa qual seja a intenção, a comunicação irá sempre significar exatamente a resposta que foi entendida.

Mente e corpo fazem parte do mesmo sistema

Isso significa que um afeta o outro diretamente

A informação mais importante sobre uma pessoa é o comportamento desta pessoa

Mais do que palavras e discurso, o essencial é observar como uma pessoa se comporta para saber mais sobre ela. Mas, lembre-se: O comportamento de uma pessoa não é o que ela é. Aceite a pessoa, mude o comportamento

As pessoas sempre fazem o melhor que elas podem com os recursos que elas têm disponíveis

Nunca se esqueça: a intenção de todo comportamento é positiva

As pessoas têm todas as possibilidades e recursos que precisam para que sejam bem-sucedidas

Não existem pessoas sem recursos, apenas estados emocionais fracos.

Eu sou responsável pela minha mente, e por isso por meus resultados

Só você é capaz de correr atrás da mudança e do seu sucesso. Ao moldar o seu comportamento e desempenho, você estará caminhando para a eficácia e excelência.

A pessoa com maior flexibilidade de comportamento irá controlar o sistema

Em qualquer tipo de sistema aberto, aquele que tiver mais flexibilidade para se adaptar, conseguirá estar sob controle

Não existem fracassos, apenas resultados

Tudo que acontece são apenas resultados e os seres humanos são como máquinas de aprendizagem, capazes de evoluir constantemente,

Resistência no outro é um sinal de falta de empatia (rapport)

Não existem pessoas resistentes, apenas comunicadores inflexíveis.

Todo procedimento deve aumentar as escolhas

Em vez de mudar o comportamento, tente aumentar as alternativas.

Para a criatividade, o sucesso pode ser tão limitante quanto o fracasso

Afinal, quando você faz algo que dá resultado, a tendência é repetir sempre. Para que seja um processo contínuo, é preciso ser flexível.

Como a PNL é aplicada?

A Programação Neurolinguística pode ser usada por pessoas de todas as áreas, que buscam a excelência, satisfação e sucesso. É uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento profissional. No mundo corporativo, a PNL pode ser usada também para a elaboração de uma comunicação assertiva, para desenvolver lideranças e influenciar pessoas.

Para os profissionais que atuam com comportamento humano, a Programação Neurolinguística pode ser adotada entre as rotinas de trabalho.

Saiba mais sobre o que é PNL com a SIP Coaching

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos nessa área, seja com o propósito de ajudar outras pessoas ou para o próprio autodesenvolvimento, conheça os cursos da SIP Coaching, uma empresa que é referência nesta área.

Compartilhe

LEIA TAMBÉM


Deixe seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Receba Novidades