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O que é liderança transformacional?
Líderes são pessoas que fazem o que é certo; Gerentes são pessoas que fazem as coisas corretamente. – Professor Warren G. Bennis.

A liderança é a arte de fazer com que alguém faça algo que você deseja, porque ele quer fazê-lo. – Dwight D. Eisenhower

A palavra “liderança” pode trazer à mente uma variedade de imagens:

Por exemplo: Um líder político, perseguindo uma causa apaixonada e pessoal.

Um explorador, cortando um caminho pela selva e o resto do grupo seguindo.

Um executivo, desenvolvendo a estratégia de sua empresa para vencer a competição.

Os líderes ajudam a si mesmos e aos outros a fazer as coisas certas. Eles estabelecem direção, criam uma visão inspiradora e criam algo novo.

A liderança é sobre mapear onde você precisa ir para “ganhar” como uma equipe ou uma organização. Um líder é dinâmico, emocionante e inspirador.

No entanto, enquanto os líderes estabelecem a direção, eles também devem usar habilidades de gerenciamento para orientar as pessoas para o destino certo, de forma suave e eficiente.

Neste artigo, vamos nos concentrar no processo de liderança. Em particular, vamos discutir o modelo de “liderança transformacional“, proposto pela primeira vez por James MacGregor Burns e depois desenvolvido por Bernard Bass.

Este modelo destaca o pensamento visionário e a mudança, em vez dos processos de gerenciamento que são projetados para manter e melhorar constantemente o desempenho atual.

Nota:

Liderança significa coisas diferentes para pessoas diferentes em todo o mundo, e coisas diferentes em situações diferentes.

Por exemplo, poderia relacionar-se com liderança comunitária, liderança religiosa, liderança política e liderança de grupos de campanha.

Este artigo enfoca o modelo ocidental de liderança individual e discute a liderança no local de trabalho e não em outras áreas.

Liderança:

De acordo com a idéia da liderança transformacional, um líder efetivo é uma pessoa que faz o seguinte:

  • Cria uma visão inspiradora do futuro.
  • Motiva e inspira as pessoas a se envolverem com essa visão.
  • Administra a entrega da visão.
  • Treinam e constroem equipes de sucesso.

Líderes constrói uma equipe, de modo que seja mais eficaz para alcançar a visão. A liderança reúne as habilidades necessárias para fazer essas coisas. Examinaremos cada elemento com mais detalhes.

1. Criando uma visão inspiradora do futuro.

Nos negócios, uma visão é uma representação realista, convincente e atraente de onde você quer estar no futuro.

Visão fornece direção, define prioridades e fornece um marcador, para que você possa dizer que você conseguiu o que você queria alcançar.

Para criar uma visão, os líderes se concentram nos pontos fortes de uma organização.

Eles pensam sobre como sua indústria provavelmente evoluirá, e como seus competidores provavelmente se comportarão.

Eles analisam como eles podem inovar com sucesso e moldar seus negócios e suas estratégias para ter sucesso nos futuros mercados.

E eles testam suas visões com pesquisa de mercado apropriada e avaliando os principais.

Portanto, a liderança é pró-ativa, antecipa os problemas, olhando para frente e não se satisfazem com as coisas como elas são.

Uma vez que eles desenvolveram suas visões, os líderes devem torná-los convincentes. Uma visão convincente é aquela que as pessoas podem ver, sentir, entender e abraçar.

Líderes eficazes fornecem uma imagem rica de como será o futuro quando suas visões tiverem sido realizadas.

Eles contam histórias inspiradoras e explicam suas visões de maneira que todos possam se relacionar.

Aqui, a liderança combina o lado analítico da criação de visão com a paixão de valores compartilhados, criando algo que é realmente significativo para as pessoas lideradas.

2. Motivando e inspirando as pessoas.

Uma visão convincente fornece a base para a liderança.

Mas a capacidade dos líderes de motivar e inspirar as pessoas é que as ajudam a transmitir essa visão.

Por exemplo, quando você inicia um novo projeto, você provavelmente terá muito entusiasmo por isso, por isso, muitas vezes é fácil ganhar suporte para isso no início.

No entanto, pode ser difícil encontrar maneiras de manter sua visão inspiradora após o entusiasmo inicial desaparecer, especialmente se a equipe ou organização precisa fazer mudanças significativas na maneira como faz as coisas.

Os líderes reconhecem isso, e eles trabalham duro ao longo do projeto para conectar sua visão com as necessidades, objetivos e aspirações individuais das pessoas. Líderes efetivos unem duas expectativas diferentes:

  • A expectativa de que o trabalho duro leva a bons resultados.
  • A expectativa de que bons resultados levem a recompensas atraentes ou a incentivos ainda maiores.

Isso motiva as pessoas a trabalharem duro para alcançar o sucesso, porque esperam desfrutar de recompensas, tanto intrínsecas quanto extrínsecas, como resultado.

Outras abordagens incluem reescrever a visão em termos de benefícios que irá trazer para os clientes da equipe e ter oportunidades frequentes para comunicar a visão de forma atrativa e convincente.

O que é particularmente útil aqui é quando os líderes têm poder especializado, as pessoas admiram e acreditam nesses líderes porque são especialistas no que fazem.

Eles têm credibilidade, e eles ganharam o direito de pedir às pessoas para ouvi-las e segui-las. Isso torna muito mais fácil para esses líderes motivar e inspirar as pessoas que lideram.

Os líderes também podem motivar e influenciar as pessoas através do seu carisma e apelo naturais e através de outras fontes de poder, como o poder de pagar bônus ou atribuir tarefas às pessoas.

No entanto, bons líderes não dependem demais desses tipos de poder para motivar e inspirar os outros.

3. Gerenciando a Entrega da Visão

Esta é a área de liderança relacionada ao gerenciamento.

Os líderes devem garantir que o trabalho necessário para entregar a visão seja devidamente gerenciado por eles próprios, ou por um gerente, ou equipe de gerentes dedicados a quem o líder delegue essa responsabilidade, e eles precisam garantir que sua visão seja entregue com sucesso.

Para fazer isso, os membros da equipe precisam de objetivos de desempenho que estão ligados à visão geral da equipe.

E, para o gerenciamento diário da entrega da visão, a abordagem deste tema ajuda a garantir que o que tem que acontecer, realmente aconteça.

Os líderes também precisam se certificar de que gerenciam as mudanças efetivamente.

Isso ajuda a garantir que as mudanças necessárias para entregar a visão sejam implementadas de forma suave e completa, com o suporte e o apoio das pessoas afetadas.

4. Treinar e construir uma equipe para alcançar a visão

O desenvolvimento individual e em equipe são atividades importantes realizadas por líderes transformacionais.

Para desenvolver uma equipe, os líderes devem primeiro entender a dinâmica da equipe. Um líder assegurará então que os membros da equipe tenham as habilidades, e habilidades necessárias para fazer seu trabalho e alcançar a visão.

Eles fazem isso dando e recebendo comentários pessoal regularmente e, treinando as pessoas para melhorar o desempenho individual e em equipe.

A liderança também inclui a busca de potencial de liderança em outros. Ao desenvolver habilidades de liderança dentro de sua equipe, você cria um ambiente onde você pode continuar o sucesso no longo prazo. E essa é uma verdadeira medida de grande liderança. Portanto o grande desafio é construir líderes dentro de suas organizações. Já dizia o ditado:

SUCESSO percebível, perceptível ou aparentemente cristalizado sem sucessivo sucessores de sucesso é igual a FRACASSO.

 

Nota: As palavras “líder” e “liderança” geralmente são usadas incorretamente para descrever pessoas que estão na verdade gerenciando.

Esses indivíduos podem ser altamente qualificados, bons em seus empregos e valiosos para suas organizações, mas isso apenas os torna excelentes gerentes e não líderes.

Portanto, tenha cuidado com a forma como usa os termos e muito mais  cuidado para não assumir pessoas com a nomenclatura “líder” em seus títulos de trabalho, quando elas estão apenas gerenciando.

As pessoas que se descrevem como “líderes”, ou mesmo grupos chamados de “equipes de liderança”, estão realmente criando e entregando mudanças transformacionais.

Um perigo particular nessas situações é que pessoas ou organizações que estão sendo geridas por um indivíduo ou grupo que pensam que são líderes, quando na verdade não passam de gerentes.

Na verdade, não pode haver nenhuma liderança, quando não há alguém configurando e vendendo uma visão e inspirando aos outros.

A falta disso pode causar sérios problemas no longo prazo.

Pontos chave:

A liderança pode ser difícil de definir e significa coisas diferentes para pessoas diferentes. No modelo de liderança transformacional, os líderes estabelecem direção e ajudam a si mesmos e aos outros a fazerem o que é certo para avançar.

Para fazer isso, eles criam uma visão inspiradora, e então motivam e inspiram outros a alcançar essa visão.

Eles também gerenciam a entrega da visão, direta ou indiretamente, e criam e treinam suas equipes para torná-las cada vez mais fortes.

A liderança efetiva é sobre tudo isso, e é excitante fazer parte desta jornada!

Leia também:

4 dicas básicas da Liderança

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