24/abr

Liderança Transformacional

Os líderes são pessoas que fazem a coisa certa; Os gerentes são pessoas que fazem as coisas direito.
– Professor Warren G. Bennis

Liderança é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer
– Dwight D. Eisenhower

A palavra “liderança” pode trazer à mente uma variedade de imagens. Por exemplo:

Um líder político, perseguindo uma causa pessoal apaixonada.
Um explorador, cortando um caminho através da selva para o resto do seu grupo a seguir.
Um executivo, desenvolvendo a estratégia da empresa para vencer a concorrência.
Líderes ajudam a si mesmos e aos outros a fazer as coisas certas.

Eles definem direção, criam uma visão inspiradora e criam algo novo.

Liderança é sobre traçar onde você precisa ir para “ganhar” como uma equipe ou uma organização; E é dinâmico, emocionante e inspirador.

No entanto, enquanto os líderes definir a direção, eles também devem usar habilidades de gestão para orientar as suas pessoas para o destino certo, de forma suave e eficiente.

Neste artigo, vamos nos concentrar no processo de liderança. Em particular, discutiremos o modelo de “liderança transformacional”, proposto pela primeira vez por James MacGregor Burns e depois desenvolvido por Bernard Bass.

Este modelo destaca pensamento visionário e trazendo a mudança, em vez de processos de gestão que são projetados para manter e melhorar constantemente o desempenho atual.

Liderança significa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo, e coisas diferentes em situações diferentes.

Por exemplo, poderia relacionar-se com liderança comunitária, liderança religiosa, liderança política e liderança de grupos de campanha.

Este artigo centra-se no modelo ocidental de liderança individual e discute a liderança no local de trabalho e não em outras áreas.
Liderança: uma definição

De acordo com a idéia de liderança transformacional, um líder eficaz é uma pessoa que faz o seguinte:

  • Cria uma visão inspiradora do futuro.
  • Motiva e inspira as pessoas a se envolver com essa visão.
  • Gerencia a entrega da visão.
  • Coaching e construção de uma equipe, de modo que é mais eficaz para alcançar a visão.

Examinaremos cada elemento com mais detalhes.

1. Criando uma visão inspiradora do futuro

Nos negócios, uma visão é uma representação realista, convincente e atraente de onde você quer estar no futuro. Visão fornece direção, define prioridades e fornece um marcador, para que você possa dizer que você conseguiu o que você queria alcançar.

Para criar uma visão, os líderes se concentram nos pontos fortes de uma organização usando ferramentas para analisar a sua situação atual.

Eles pensam sobre como sua indústria é suscetível de evoluir, e como seus concorrentes são suscetíveis de se comportar.

Eles olham para como eles podem inovar com êxito e moldar seus negócios e suas estratégias para ter sucesso em mercados futuros.

E eles testam suas visões com pesquisas de mercado apropriadas e avaliando os principais riscos.

Portanto, a liderança é pró-ativa e apresenta solução de problemas, olhando para frente, e não se  satisfaz com as coisas como elas são.

Uma vez que tenham desenvolvido suas visões, os líderes devem torná-las atraentes e convincentes. Uma visão atraente é aquela que as pessoas podem ver, sentir, entender e abraçar.

Líderes eficazes fornecem uma imagem rica de como será o futuro quando suas visões forem realizadas. Eles contam histórias inspiradoras, e explicam suas visões de maneiras que todos possam se relacionar.

Aqui, a liderança combina o lado analítico da criação da visão com a paixão dos valores compartilhados, criando algo que é realmente significativo para as pessoas que estão sendo lideradas.

2. Motivar e inspirar as pessoas

Uma visão convincente fornece a base para a liderança. Mas é a capacidade dos líderes de motivar e inspirar as pessoas que os ajudam a cumprir essa visão.

Por exemplo, quando você iniciar um novo projeto, você provavelmente terá muito entusiasmo para ele, por isso é muitas vezes fácil de ganhar apoio para ele no início.

No entanto, pode ser difícil encontrar maneiras de manter sua visão inspiradora após o entusiasmo inicial desaparecer, especialmente se a equipe ou organização precisa fazer mudanças significativas na maneira que faz as coisas.

Os líderes reconhecem isso e trabalham duro ao longo do projeto para conectar sua visão com as necessidades, metas e aspirações individuais das pessoas.

Líderes eficazes ligam duas expectativas diferentes:

a) A expectativa de que o trabalho duro leva a bons resultados.

b) A expectativa de que bons resultados levem a recompensas ou incentivos atraentes.

Isso motiva as pessoas a trabalhar duro para alcançar o sucesso, porque eles esperam para desfrutar de recompensas – tanto intrínseco e extrínseco – como resultado.

Outras abordagens incluem a reformulação da visão em termos dos benefícios que trará para os clientes da equipe, e tendo freqüentes oportunidades para comunicar a visão de uma forma atraente e envolvente.

O que é particularmente útil aqui é quando os líderes têm poder especializado. As pessoas admiram e acreditam nesses líderes porque são especialistas no que fazem.

Eles têm credibilidade, e eles ganharam o direito de pedir às pessoas para escutá-los e segui-los. Isso torna muito mais fácil para esses líderes motivar e inspirar as pessoas que lideram.

Os líderes também podem motivar e influenciar as pessoas através de seu carisma natural e apelo, e por meio de outras fontes de poder, como o poder de pagar bônus ou atribuir tarefas às pessoas.

No entanto, bons líderes não dependem muito desses tipos de poder para motivar e inspirar os outros.

3. Gerenciamento e entrega da visão

Esta é a área de liderança que se relaciona com a gestão.
Os líderes devem assegurar-se de que o trabalho necessário para entregar a visão é administrado apropriadamente por eles mesmos, ou por um gerente dedicado ou equipe de gerentes a quem o líder delega esta responsabilidade, e eles precisam garantir que sua visão seja entregue com sucesso.

Para isso, os membros da equipe precisam de metas de desempenho que estejam vinculadas à visão geral da equipe.

E para o dia-a-dia é necessário a  gestão de entregar a visão,  abordagem esta que ajuda a garantir que o que deve acontecer, realmente aconteça.

Os líderes também precisam se certificar de que administram a mudança de forma eficaz. Isso ajuda a garantir que as mudanças necessárias para entregar a visão são implementadas de forma suave e completa, com o apoio das pessoas afetadas.

4. Coaching e construção de uma equipe para alcançar a visão

O desenvolvimento individual e de equipe são atividades importantes realizadas por líderes transformacionais. Para desenvolver uma equipe, os líderes devem primeiro entender a dinâmica da equipe.

Vários modelos bem estabelecidos e populares descrevem isso, como as Funções de Equipe de Belbin  e a Teoria de Formação, Tortura, Normas e Execução de Bruce Tuckman.

Um líder, em seguida, garante que os membros da equipe têm as habilidades necessárias para fazer o seu trabalho e alcançar a visão.

Eles fazem isso dando e recebendo feedback regularmente e treinando pessoas para melhorar o desempenho individual e de equipe.

Liderança também inclui a procura de potencial de liderança em outros. Ao desenvolver habilidades de liderança dentro de sua equipe, você cria um ambiente onde você pode continuar o sucesso no longo prazo.

E essa é uma medida verdadeira de grande liderança.

CUIDADO!

As palavras “líder” e “liderança” são freqüentemente usadas incorretamente para descrever pessoas que estão realmente gerenciando.

Esses indivíduos podem ser altamente qualificados, bons em seus empregos e valiosos para suas organizações, mas isso só os torna excelentes gerentes, não líderes.

Portanto, tenha cuidado ao usar os termos e não assuma que as pessoas com “líder” em seus títulos de trabalho, pessoas que se descrevem como “líderes” ou mesmo grupos chamados “equipes de liderança” estão criando e não tenham as competências de liderança que entregam mudanças transformacionais .

Um perigo particular nessas situações é que as pessoas ou organizações que estão sendo gerenciadas por tal indivíduo ou grupo pensam que estão sendo conduzidas.Mas eles não estão.

Não pode realmente haver alguma liderança, com uma liderança que não ajusta a visão e se alguém os inspirando. Isso pode causar sérios problemas a longo prazo.

 

Nota:

Liderança pode ser difícil de definir e significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

No modelo de liderança transformacional, os líderes estabelecem a direção e ajudam a si mesmos e aos outros a fazerem a coisa certa para seguir em frente.

Para fazer isso, eles criam uma visão inspiradora e, em seguida, motivam e inspiram os outros a alcançar essa visão.

Eles também gerenciam a entrega da visão, direta ou indiretamente, constroem e treinam suas equipes para torná-los cada vez mais forte.

A liderança eficaz é sobre tudo isso e é emocionante fazer parte desta jornada.

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